Fernando Pessoa disse: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos.
O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." Contudo, a perfeição é a nossa luta, o nosso objectivo.
Bem vindos ao Objectivo Perfeição!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Take Lunch V: Como começar

Olá olá!
Boas notícias: Foi-me dito pelo presidente da Associação Académica da Faculdade que já foi adquirido um microondas para utilização comum entre os alunos, o que contribuirá significativamente para a melhor alimentação daqueles que chegam a passar por lá 12h do seu dia. Com ou sem microondas, o que é facto é que esta prática está, nos dias que correm, a ganhar terreno na nossa sociedade, e até a comunicação social parece cada vez mais disperta para o tema:



Quanto a mim, há já muito tempo que tento levar o almocinho, embora tenha sido até ao momento limitada pela inexistência de um microondas. Portanto, fiquei tão entusiasmada com a notícia, que ao divulgá-la, algumas pessoas disseram-me que também estavam a pensar aderir ao take lunch e pediram-me dicas sobre o tema.
Para ajudar não só quem falou comigo mas todos os que estejam na mesma situação, aqui deixo algumas dicas:

1ª) Ter uma boa marmita é fundamental por vários aspectos:
       - Para que não verta (importantíssimo!!)
       - Para que permita um aquecimento uniforme no microondas
       - Para que permita levar as quantidades adequadas.
       - Que o plástico seja livre de BPA (ou bisfenol A, que se suspeita ser prejudicial à saúde humana) Mais informações Aqui
       - O vidro é uma boa opção; o alumínio deve ser evitado: não fecha hermeticamente e causa problemas de aquecimento no microondas.

2ª) Para que a refeição se mantenha em bom estado de conservação, demos transportá-la num bom saco térmico e se possível colocar no frigorifico até à hora de almoço; caso contrário, uma barra de gelo dentro do saco resolve a situação (o IKEA tem umas verdes muito maneirinhas a 0.99€).

 
A imagem não é das melhores, mas os saquinhos têm qualidade, são giros e mais em conta.

Estes são mais fashion e discretos. Daqui, Daqui, Daqui, Daqui, Daqui,
 
3ª) Talheres: Aqui pode usar uns quaisqueres. Mas se preferir algo mais adequado para transportar, existem boas opçções! Fiz um Post sobre isso AQUI


4ª) Se gosta de beber às refeições, pode comprar pacotinhos individuais deste género (1, 2, 3), ou levar uma garrafinha, ou um copo hermético. Eu tenho 2 destes e são excelentes :)

 
5ª) A questão seguinte é: Tem onde aquecer o almoço ou deve cingir-se a refeições frias?
     Se não tem como aquecer, veja as dicas dos posts que fiz Aqui, Aqui, Aqui, Aqui, e Aqui.

 
Se pelo contrário, tem forma de aquecer a refeição, a escolha do almoço é mais fácil, visto que quase todas as receitas ficam boas depois de aquecidas. No entando neste ponto ainda não tenho grandes dicas porque até à data ainda não existe microondas na minha faculdade e como tal ainda não tenho experiência nessa área. Apenas me apraz dizer que neste caso, deverá levar a salada numa caixinha à parte porque se se for junta, na hora de aquecer não tem forma de separar, e a salada quente altera as propriedades e o sabor dos vegetais.
 
Para terminar, deixo apenas os links de 2 Blogs alusivos ao tema e que eu simplesmente ADORO:
e
 
De momento, parece-me suficiente, mas vou voltar a este tema para sugerir receitas boas para as marmitinhas, tanto quentes como frias :D
 
Espero que tenham gostado!! 
 
Beijinho*

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Lise agradece o seu Comentário!