Fernando Pessoa disse: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos.
O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." Contudo, a perfeição é a nossa luta, o nosso objectivo.
Bem vindos ao Objectivo Perfeição!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Acordo Ortográfico

Olá!! Lembram-se do que escreci neste post sobre o novo acordo ortográfico?
Parece que não estou sozinha nesta luta! hahaha

Esta Semana, noticiou o semanário SOL que a Provedoria de Justiça está a analisar uma queixa que pretende travar o Acordo Ortográfico e que assenta num pedido de revisão da constitucionalidade do mesmo, sendo que tal proposta foi colocada sobre a mesa por Ivo Miguel Barroso, professor da minha amada-odiada Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Acerca do que propõe, o Sr. Professor Ivo Barroso entende nomeadamente que "Ou seja, não é por haver um acordo entre os países de Língua Portuguesa que se pode mudar a ortografia que foi usada para escrever a Constituição", com o que concordo e subscrevo plenamente. Já vos tinha dito que este acordo bulia com a identidade do país e da língua e eis que o Professor em questão diz ainda que "Há uma violação grave da identidade nacional e estão em causa direitos fundamentais como o direito à Língua". ADORO! Este senhor veio pôr em prática tudo aquilo que fundamenta a minha opinião sobre esta fórmula comercialista que é o "acordo ortográfico". Esperemos que a Provedoria tenha o bom senso de se render ás evidência e declare o acordo inconstitucional. Seria uma vitória para a língua e identidade portuguesas e o evitar de uma perda cultural.
Enquanto isto, vários escritores como Miguel Sousa Tavares e Vasco Graça Moura recusam escrever com a nova grafia, sendo que este ultimo chegou a dar ordens aos serviços do CCB para não aplicarem o acordo --- ver notícia aqui.
 Existem até pais que estão a pedir às escolas para que os filhos não aprendam as novas regras de ortografia enquando procuram apoio e soluções jurídicas ---- ver notícia aqui.
Mas melhor das melhores noticias: um grupo de cidadãos está a recolher assinaturas para entregar na Assembleia da República e tentar travar o Acordo Ortográfico!! Podemos ver a notícia aqui mas esta trás-nos uma parte menos boa: os serviços da Assembleia exigem que as assinaturas sejam entregues em papel e com o número de eleitor e a referência do concelho e da freguesia. Isto significa que não sei como posso juntar-me ao grupo nem indicar-vos para que nos sigam.
Mas vou tratar se saber e se conseguir, aviso aqui no Blog.
Juntos, seremos muitos e travaremos este atentado à identidade nacional.
(Que é apenas um entre tantos, mas por algum lado começaremos e esse é um assunto para outro(s) post :P)

Beijinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Lise agradece o seu Comentário!