Fernando Pessoa disse: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos.
O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." Contudo, a perfeição é a nossa luta, o nosso objectivo.
Bem vindos ao Objectivo Perfeição!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Casa Pia

Olá olá!
Hoje venho falar-vos de algo diferente.
Esta tarde estive numa conferência sobre o Processo Casa Pia. Foi um evento importante e saiu nos telejornais da noite.
´
Podem ver o video que passou na SIC aqui.

Na conferência, estiveram presentes o Prof. Dr. Quintino Aires, o Dr. Sá Fernandes, Dr. Henrique Monteiro e o Sr. Carlos Cruz.
Muito se disse, e a sensação com que fiquei foi que aquela conferência nada mais foi do que uma sessão de esclarecimento acerca da presumível inocência do Carlos Cruz. Nem por um momento se falou dos alunos da casa pia ou se pôs em causa a veracidade dos seus depoimentos, que se tiveram por serem, logo à partida, puramente falsos. Não obstante muitos aspectos me parecerem coerentes, a sensação que ficou é a de que esta foi uma conferência favoritista e nada idónea.
Dos aspectos a ressalvar, devo dizer que tivemos um Carlos Cruz a dizer mais do mesmo (o que não discredibiliza o seu discurso, muito pelo contrário), e um Ricardo Sá Fernandes a manifestar-se contra o sistema processual penal que lhe impediu de defender o seu cliente como gostaria. É ainda com base neste sistema processual penal que, crendo ser violador dos Direitos Humanos, pretende fazer chegar o processo ao Tribunal dos Direitos do Homem, acabando por rematar que "a meu ver, é aqui que vai morrer o processo porque o TDH não vai deixar passar em branco um tão grande atentado aos direitos humanos". E com isto, ficou tudo dito. Com certas verbas de um certo livro que apregoa inocência, é possivel levar um processo onde se quiser e, com bons argumentos, a pena (que era de 7 e passou a 6 anos de prisão efectiva) nunca será cumprida!

Neste processo, sempre houve questões que me atormentaram e uma delas foi a fraca investigação que se fez aos arguidos, principalmente ao Carlos Cruz (que dos outros pouco ou nada se ouve falar), senão vejamos: quando alguém é acusado de pertencer a uma rede de abuso sexual de menores, não será imperativo analisar as teias dessa rede?! e como é que as pessoas comunicam? não é através de mails e encontros? Então porque é que computadores, agendas e salvo erro, telemóveis do Sr. Carlos Cruz nunca foram apreendidos e posteriormente investigados?!
Não estou a tormar qualquer partido, até porque me considero demasiado insignificante para entender alguma coisa deste dinossauro processual; mas como os factos me interessam e intrigam, não vos deixo a minha opinião, mas a sensação que tenho perante eles. Deixei aqui hoje a sensação que retirei da Conferência e voltarei a deixar mais algumas sempre que tenha tempo de me debruçar e aprender alguma coisa sobre a que aquilo a que o Sr. Carlos Cruz chama de "um monstruoso erro judiciário", ou seja, o Processo Casa Pia.

E vocês, o que acham disto tudo?
Beijinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Lise agradece o seu Comentário!